- Notícias

13 siglas em inglês que você precisa conhecer

Se você trabalha com estrangeiros, já se deparou com e-mails e relatórios cheios de acrônimos (acronyms), como CEO, CFO, CIO, UX, SWOT.

Nem sempre é possível encontrar os acrônimos nos dicionários de inglês, então selecionamos alguns bastante comuns, para quem tem nível iniciante, e também alguns mais desafiadores.

Primeiro leia a lista inteira, e veja se tem uma ideia geral do que cada um quer dizer, mesmo não sabendo o que significa cada letra:

B2B
B2C
HTML
IP
KPI
NPS
QR CODE
ROI
SEO
EOD
EOW
NSFW
OOO

Agora, é hora de aprender. Confira os significados:

B2B
Business-to-Business 

Empresas que vendem para outras empresas e não para pessoas físicas.

B2C
Business-to-Consumer 

Empresas que vendem diretamente para pessoas físicas e não para empresas.

EOD
End of Day 

Em linguagem informal, EOD significa o final do dia de trabalho: “I’ll send you the report by EOD tomorrow”. É o nosso “no final da tarde”.

EOW
End of Week 

Parecido com o EOD, significa na tarde da sexta-feira.

HTML
Hyper-Text Markup Language 

É o esqueleto de um website, de uma landing page ou de um e-mail.

IP
Internet Protocol Address 

É o registro numérico para que cada aparelho tenha acesso à rede que usa o Internet Protocol para comunicação.

KPI
Key Performance Indicator

Medida de performance para avaliar o sucesso de cada ação corporativa. Exemplos de KPI em marketing: custo de aquisição do cliente, número de leads gerados, número de visualizações de página, número de compartilhamentos de um post etc. A partir de um KPI, uma meta pode ser estabelecida.

NPS
Net Promoter Score 

Métrica de satisfação do cliente. Avalia, em uma escala de 0 a 10, o grau de propensão de indicar sua empresa aos amigos. O índice NPS é estabelecido subtraindo-se os detratores (0 a 6) dos promotes (9 e 10).

NSFW
Not Safe For Work

Gíria da internet para designar conteúdos (e-mail, video etc) não apropriados para o ambiente de trabalho.

OOO
“Out of office”, ou “Out of the Office”

Geralmente usado quando o profissional está em férias, em viagem a trabalho ou quando sai para algum compromisso pessoal: “I wrote an OOO auto-reply so I don’t have to check email while I’m on vacation.” ou “I’m OOO next week”.

QR CODE
Quick Response Barcode 

Código de barra escaneável, ligando ações offline e online, quando alguém escaneia o QR code usando um app do smartfone.

ROI
Return on Investment 

Medida de performance para avaliar a eficácia e o retorno financeiro de um investiment.  A fórmula é: “ganho com investimento” menos “custo do investimento”, dividido pelo “custo do investimento”. Se o resultado for negativo, significa que se está perdendo dinheiro.

SEO
Search Engine Optimization

Conjunto de técnicas para um site alcançar melhores resultados na busca orgânica do Google, Bing, Yahoo etc.

Rosangela Souza é fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas e da ProfCerto. Também é professora de técnicas de comunicação, gestão de pessoas e estratégia no curso de Pós-Graduação ADM da Fundação Getulio Vargas.

Editado por Claudia Gasparini, deEXAME.com