- Notícias

Representação comercial é tema de entrevista em rádio

O conselheiro diretor-presidente do Conselho Regional de Representantes Comerciais no Estado de Sergipe (Core), Emerson Natal e o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais de Sergipe (Sirecom), Clóvis Alcântara foram os convidados dessa quinta-feira, 7, do Jornal da Manhã, jornalístico matinal exibido pela rádio Jovem Pan, em Aracaju(SE).

Em entrevista aos jornalistas Rosalvo Nogueira e Paulo Souza, o conselheiro presidente do Core-SE falou sobre a obrigatoriedade da habilitação para atuar no mercado e as consequência da falta desse registro. “Todos que trabalham com representação comercial, seja ligado a uma indústria, comércio ou serviços tem obrigação de estar registrado. É o que diz a lei Lei 4.886/65”.

Emerson Natal explicou ainda que além do registro, o Core tem obrigação de organizar, fiscalizar e disciplinar a categoria. Admitiu que em 51 anos de atuação, o Conselho não vinha atendendo essa regra, e que por isso sofreu intervenção. Em seu quarto ano de mandato, Natal diz que o Conselho Federal e o TCU exigem o cumprimento dessa prerrogativa. “Foi justamente para cumprir a lei que nós firmamos um convênio com a Junta Comercial de Sergipe. Com base em relatório da Jucese estamos conseguindo fazer esse trabalho, em aproximadamente quatro mil empresas de representação comercial que funcionam no Estado”.

No encerramento da entrevista, Natal fez uma alusão ao 1 de outubro, Dia Panamericano do Representante Comercial e lembrou da importância da categoria para o desenvolvimento do Brasil.

“O representante comercial faz parte dessa história de quase 200 anos de independência. Ao longo do tempo as nomenclaturas foram muitas, mas do antigo caixeiro viajante ao atual representante comercial, nós temos ajudado nessa construção. Nós levamos da agulha ao avião, da pequena cidade, como Amparo de São Francisco, menor município sergipano em índice populacional, até uma cidade como São Paulo, megalópole nacional. Tudo passa pela mão do representante comercial”, finalizou.