- Notícias

Enfermeira alerta sobre a Diabetes

Em entrevista à TV Alese, a responsável pelo Programa de Educação em Diabetes oferecido no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR), Elenalda Ferreira, defendeu que o paciente seja devidamente conscientizado sobre a melhor forma de tratamento da doença. A especialista alertou que as pessoas geralmente não fazem o uso adequado das medicações. Ela enfatizou ainda que o primeiro atendimento se dá no Posto de Saúde para, em seguida, o paciente ser encaminhado para o CEMAR.

Ao falar sobre a diabetes, Elenalda Ferreira pontuou que o controle mais eficaz da doença se dá através da alimentação e do uso adequado das medicações. “Muitas vezes as pessoas sofrem pelo descontrole no uso das medicações ou porque não teve a devida orientação. Ou até porque a pessoa não foi orientada de uma forma adequada. É preciso conscientizar o paciente com diabetes. Tem ainda aquele paciente que não aceitou a doença ou que toma uma dosagem menor do que a adequada”.

Elenalda Ferreira explicou ainda que a diabetes é uma doença silenciosa e que muitas vezes o paciente decide se tratar quando sente um incômodo e às vezes já está com um quadro avançado. “Depois de um tempo a doença começar a afetar outros órgãos como os rins, os olhos, o coração, além dos sistemas circulatório e nervoso. Há oito anos houve uma preocupação do Ministério da Saúde, junto com as prefeituras, em especializar profissionais de Saúde para conscientizar melhor os pacientes”.

“Existe uma gama enorme de meios de comunicação, há muita informação, mas é preciso ter cuidado com a forma adequada de conscientizar os pacientes. A forma mais adequada de tratar a doença ainda é a alimentação saudável e a atividade física correta. Feito isso a pessoa pode morrer de qualquer outra coisa, menos de diabetes”, completou a enfermeira.
Por fim, Elenalda explicou que o primeiro atendimento é feito no posto de Saúde. “De lá ele é encaminhado ao CEMAR e tem acesso a toda uma equipe de atendimento com nutricionista, psicólogo, enfermeiro e outros profissionais, que vai tratar de orientá-lo da melhor forma possível”, completou.
(Foto: Jadílson Simões)