- Notícias

Câncer de próstata com os dias contados? É o que afirma o urologista Miguel Srougi

Miguel Srougi, um dos maiores urologistas do Brasil, revelou no Programa Amaury Jr. um novidade que promete abalar o mundo da medicina, especialmente para os homens.

Uma nova droga, que está sendo desenvolvida na Alemanha, tem mostrado resultados surpreendentes quando aplicada em pacientes com câncer de próstata. “Descobriu-se que existe um anticorpo que, injetado no organismo, se fixa diretamente só nas células cancerosas da próstata”, conta Miguel Srougi. Um grupo ligou essa proteína a um átomo carregado de energia e produziu uma “nanobombinha nuclear”, que se incorpora às células cancerosas e as explode, sem afetar outras células.

Os resultados não poderiam ser mais promissores: pacientes que tinham um PSA – exame que quantifica a doença – de 3 mil, quando o normal seria um PSA de 2,5, ficaram totalmente curados. As vantagens dessa técnica são muitas, já que ela dispensa a cirurgia e a radioterapia, métodos que podem comprometer a vida sexual do paciente, provocar incontinência urinária e até causar queimaduras no intestino e na bexiga. Além disso, o tratamento afeta também as células metastáticas.

E o que é melhor: a solução deve estar disponível para pacientes do mundo todo em poucos anos. “É uma realidade que vai se concretizar em 1, 2 ou 3 anos, e vai mudar todo o panorama, perspectivas e realidade de quem tem um câncer de próstata”, completa Miguel Srougi.

FONTE: https://www.topbuzz.com/article/i6431516477236445706?app_id=1116

NOTA CORE/SE – SIRECOM/SE
Homens acima de 45 anos devem submeter-se anualmente aos exames de: PSA, “Ultrasonografia e de “Toque”, quando recomendado pelo médico. O câncer de próstata tem tratamento eficaz, quando diagnosticado precocemente.