- Notícias

Receita libera consulta para você saber se caiu na malha fina do IR 2016

id-work/iStock – Do UOL, em São Paulo – 

Os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda 2016 podem consultar o extrato no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), na internet, para verificar eventuais pendências e acompanhar a situação perante a Receita. O endereço do portal é http://zip.net/bxp7kj (link encurtado e seguro).

Para acessar o serviço, é preciso um código. A Receita Federal tem um passo-a-passo para gerar esse código no seu site: http://zip.net/bjsVnr.

Segundo a assessoria de imprensa da Receita, o contribuinte que verificasse o extrato da declaração até esta segunda-feira (16), encontraria o status “em processamento”, mas ainda não teria a confirmação de que foram encontradas pendências. Agora, essa informação já está disponível, e o próprio contribuinte pode retificar a declaração, caso necessário.

Mas, se a Receita aponta problemas e o contribuinte fez a declaração correta, não há o que retificar. Ele terá de aguardar o contato da Receita para mostrar seus documentos ou poderá agendar um atendimento, apenas a partir de 2017, informa a assessoria. O status “processada” indica que a declaração foi recebida e o processamento, concluído.

As restituições serão pagas em sete lotes, sendo o primeiro programado para 15 de junho e o último, para 15 de dezembro. De acordo com a legislação, terão prioridade no recebimento das restituições os idosos e os contribuintes que têm alguma moléstia grave ou deficiência física.

Ampliar

IR 2016: Veja despesas que não podem ser deduzidas e suas exceções20 fotos

1 / 20

A Receita Federal permite que várias despesas sejam deduzidas da declaração de Imposto de Renda. Alguns gastos, porém, não podem ser deduzidos, ou só em casos específicos. Clique nas imagens acima e confira alguns deles. (Fontes: Sescon-SP, IOB, BDO, DPC Contabilidade e Receita)Imagem: Arte/UOL

FONTE:  http://economia.uol.com.br/imposto-de-renda/noticias/redacao/2016/05/17/receita-libera-extrato-do-ir-2016-na-internet-para-consulta-de-pendencias.htm