- Notícias

Confere é o primeiro cliente do ProID

Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) assinou contrato com o Serpro para a implantação do ProID, ontem, dia 26 de março. Lançada em janeiro deste ano, a solução inovadora moderniza as carteiras de identidade e funcionais, transferindo para um aplicativo de celular os tradicionais documentos em papel ou plástico.

A inovação é direcionada para conselhos de classe e suas respectivas seccionais, como CRM (Medicina) e CAU (Arquitetura e Urbanismo), por exemplo, e órgãos públicos que possuem emissão de documentos próprios, como Ministério Público, Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça, Agências Reguladoras e Polícias (Civil, Militar e Federal), entre outros.

O Confere é o primeiro cliente do ProID. Para o presidente Manoel Affonso de Farias Mello, “a carteira de identidade profissional digital é uma ideia revolucionária. Trata-se do início de um novo caminho que precisamos nos adaptar. Teremos benefícios e economia com essa solução inovadora do Serpro, que permitirá mais eficiência na gestão dos conselhos regionais. Este contrato com o Serpro é uma parceria importante para o representante comercial no uso de sua carteira digital”.

O presidente do Conselho Regional de Pernambuco, Archimedes Cavalcanti, apresentou a ideia do ProID para a entidade tendo participado de todas as reuniões e tratativas com o Serpro. “Foi o grande incentivador para o fechamento desse contrato,” mencionou Mello. O Confere começa a implementar o ProID a partir de abril, beneficiando cerca de 500 mil usuários.

O diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, fez uma breve apresentação da empresa, falou do posicionamento voltado para o mercado e destacou a importância da conquista de ter o Confere como novo cliente. “O ProID estabelece um novo canal de comunicação direto entre a instituição e seus servidores ou filiados. Os documentos emitidos por meio da solução têm fé pública em todo território nacional, pois contam com QR Codes criptografados para verificação de autenticidade”, explicou.

O Confere é a entidade máxima do Sistema Confere/Cores que regula e normatiza os 24 Conselhos Regionais nos Estados da Federação, com a atribuição institucional de fiscalizar o exercício da atividade de representação comercial.

ProID

Por meio do ProID, o órgão público ou conselho profissional pode enviar notificações e mensagens individualizadas ou em massa. Além de oferecer a possibilidade de emissão de um documento digital mais seguro contra fraudes, reduz a burocracia na hora da renovação ou atualização cadastral dos profissionais, facilitando a gestão destes dados.

Outra vantagem da solução é a possibilidade de bloqueio do acesso à identidade no aplicativo, em caso de suspensão do exercício profissional ou de vencimento do documento. Esse recurso garante uma maior proteção contra profissionais não autorizados para o exercício de atividades específicas, reguladas por lei. Melhora também o fluxo de fiscalização, já que praticamente impede o uso de documentação vencida, falsa ou adulterada.

Para saber mais sobre a solução, suas funcionalidades, potencialidades e formas de contratação, acesse a página do ProID no portal do Serpro.