- Notícias

Celular lento? Esgote recursos do smartphone antes de apelar para a troca.

Do UOL, em São Paulo

Ao longo do tempo, os smartphones tendem a ficar lentos. Não é impressão, paranoia ou mero impulso consumista –aquele diabinho dizendo que você deve comprar um novo. A quantidade de dados, imagens, vídeos, áudios e aplicativos retidos no aparelho podem causar lentidão e travamentos.

Existem muitas maneiras de acelerar o seu smartphone, das simples às complexas. Comece mantendo o sistema operacional atualizado e diminuindo a quantidade de itens na tela principal de seu dispositivo. Um display cheio de aplicativos reduz a velocidade. Mantenha apenas os mais adequados ao seu perfil.

Depois, observe a sua coleção de aplicativos e pense se eles são realmente importantes. Muitos apps ficam subutilizados ou esquecidos, principalmente os que você baixou apenas para testar ou aqueles que já foram úteis um dia, mas agora ficam juntando poeira. Eles continuam carregando a memória de seu celular.

Se você já tentou reduzir a quantidade de aplicativos, excluir arquivos e manter o sistema operacional atualizado, conheça abaixo outras dicas para aumentar a velocidade sem a necessidade de acesso ao root –processo que gera permissões de administrador. Ao realizar um processo desse tipo, você correr o risco de perder a garantia do fabricante.

1. Imagens

Divulgação

Imagens são grandes vilãs. Já parou para pensar na quantidade de conteúdo multimídia que é enviado a você por meio do WhatsApp, por exemplo? Pois bem, elas ficam armazenadas e, geralmente, esquecidas. Para se prevenir desse tipo de acúmulo, entre no WhatsApp em “Configurações” / “Conversas e chamadas” / “Download automático” / “Quando utilizar rede de dados” e desabilite todas as opções. Ao fazer isso, apenas os arquivos que você desejar serão salvos.

2. Jogos

Evan-Amos/Creative Commons

Não mantenha muitos jogos ao mesmo tempo. Deixe apenas aqueles que esteja jogando no momento. Desapegue e desinstale o restante. Além de o game ocupar espaço, arquivos como jogos salvos tomam conta de uma parcela de memória.

3. Cartão de memória e arquivos em nuvem

Getty Images

Escolha um bom cartão SD. Um cartão de memória pode mudar a velocidade de seu smartphone. Armazene nele fotos, vídeos e áudios que quiser guardar e se livre do restante. Colocar arquivos na nuvem, como no Google Drive ou no OneDrive, também é uma boa opção para conservar conteúdo multimídia e acessá-los em qualquer lugar e em outras plataformas.

4. APPs para limpeza

Reprodução

Nem sempre é fácil controlar os arquivos que permanecem em seu smartphone. Alguns aplicativos são dedicados a limpar a memória de seu dispositivo e deixá-lo mais rápido.  A limpeza melhora o desempenho de seu dispositivo. Escolha um aplicativo e se livre das inutilidades.

O CCleaner, conhecido software para limpar o disco rígido de computadores, também possui uma versão para smartphones. O aplicativo é completo e fácil de usar. Sem apagar arquivos sem a sua permissão, ele remove cache, apaga pastas de downloads, mensagens de SMS, imagens e áudios e histórico de navegação.

Se o seu smartphone fica mais rápido quando reinicia, Fast Reboot pode ser uma solução. O aplicativo simula o reinício de seu aparelho liberando memória, mas sem passar pelas telas de desligar e iniciar, que consomem tempo.

Desenvolvido pela AGV, outra empresa conhecida pelos softwares de limpeza de computadores, o AGV Cleaner tem know-how no assunto, uma interface intuitiva e funcionalidades claras. Mesmo quem nunca usou um aplicativo desse gênero não terá dificuldade em aproveitar todos os recursos disponíveis.

5. Formatação

BBC

Para quem perdeu a esperança de reconquistar a velocidade que o smartphone tinha quando saiu da loja, a formatação de fábrica pode deixá-lo novo em folha. Nas configurações, escolha a opção “Fazer backup e redefinir”. Salve seus arquivos antes de restaurar os dados de fábrica ou irá perdê-los. Quando reiniciar, atualize o sistema. Você notará que o smartphone ficou mais rápido e os travamentos diminuíram

FONTE: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/02/19/celular-lento-esgote-recursos-do-celular-antes-de-apelar-para-a-troca.htm