- Notícias

Aquífero Guarani

O aquífero guarani ou sistema aquífero guarani (SAG) representa a segunda maior fonte de água doce subterrânea do planeta e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km2.

Fica atrás somente do Aquífero Alter do Chão, na região norte do país. Recebe esse nome pois está associado com a região que viviam parte dos índios guaranis.

Com uma profundidade aproximada de 1500 metros, este grande reservatório de água subterrânea (volume aproximado de 45 mil km3) está localizado no sul da América do Sul abrangendo os países: Brasil, Argentina (225.500 km2), Paraguai (71.700 Km2) e Uruguai (58.500 Km2).

Aquífero Guarani

Cerca de 2/3 da área do aquífero guarani está localizada na região centro-sudoeste do Brasil com um total de 839.800 Km2. No país, ele abrange oito estados, a saber:

Formação

O aquífero guarani, constituído de sedimentos arenosos (arenito) e lavas de basalto, foi formado na Era Mesozoica (241 milhões a 65 milhões de anos atrás).

Sua formação geológica, com rochas porosas e impermeáveis, contribuiu para a absorção e armazenamento de captação de água da chuva.

Importância

Os aquíferos possuem grande importância ambiental, pois eles mantêm o equilíbrio entre a quantidade de água subterrânea e superficial do planeta.

O aquífero guarani possui grande importância econômica e social, uma vez que abastece a região em que está inserido colaborando assim com seu desenvolvimento. O território em que está localizado abrange uma população aproximada de 15 milhões de habitantes.

Problemas Ambientais

A poluição do local tem sido um dos maiores problemas enfrentados e discutidos pelos ambientalistas. Com a expansão da urbanização e da industrialização nas áreas do aquífero, a contaminação do solo tem afetado a qualidade da água.
Estudos recentes apontam para a importância de sua preservação, como no “Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani” (2003-2009) criado em parceria com os países em que o aquífero está presente.

Com a união e cooperação dos quatro países, esse projeto visa melhorar a gestão dos recursos hídricos bem como implementar ações de proteção ambiental nas áreas do aquífero.

O tema de preservação continua em pauta, de forma que em 2010 os quatro países firmaram um acordo para ampliar a cooperação dos interesses em comum.

Aquíferos Brasileiros

Além do Aquífero Guarani no Brasil existem cerca de 25 aquíferos, dos quais se destacam:

  • Aquífero Alter do Chão
  • Aquífero Bauru
  • Aquífero Botucatu
  • Aquífero Serra Geral
  • Aquífero Cabeças
  • Aquífero Urucuia-Areado
  • Aquífero Furnas
  • Aquífero Karst
  • Aquífero Hamza
  • Aquífero Itapecuru
FONTE:  https://www.todamateria.com.br/aquifero-guarani/