- Notícias

Amizade no trabalho pode ser fundamental para o seu sucesso, dizem pesquisadores

AMIZADES NO TRABALHO FAZEM BEM PARA SUA CARREIRA, DIZEM PESQUISADORES. EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA, OS EXECUTIVOS SÃO OS QUE MAIS AFIRMAM TER MELHORES AMIGOS NO TRABALHO (FOTO: FREEPIK)

Comportamento

Comparably entrevistou 33 mil profissionais da indústria de tecnologia e descobriu que mais da metade deles diz ter melhores amigos no escritório

Você tem amigos no trabalho? Pois saiba que isso pode ser muito importante para o sucesso de sua carreira. É o que afirmam pesquisadores da Comparably, startup que realizou uma pesquisa sobre amizades no escritório com 33 mil pessoas da indústria de tecnologia.

De acordo com o estudo, mais da metade dos entrevistados afirma ter um melhor amigo na empresa. Principalmente executivos (66%) e profissionais de RH (65%). Já pessoas da área de tecnologia de informação (53%) e jurídica (52%) são os que menos fazem grandes amigos no trabalho.

Para Jason Nazar, CEO da Comparably, uma relação próxima é “uma das coisas mais importantes para se ter no ambiente de trabalho”. “Ter alguém com você nos bons e maus momentos é inestimável”, afirmou o executivo em entrevista ao CNBC. “Com muita frequência, a maior fonte de estresse para as pessoas é o chefe, colega de trabalho ou a pressão da rotina na empresa”.

A pesquisa também mostrou que a probabilidade de ter um melhor amigo no trabalho diminui com o envelhecimento. Pessoas com idade entre 18 e 30 anos reportaram o maior percentual de amizades (62%), enquanto trabalhadores na faixa etária de 50 anos reportaram as taxas mais baixas (50%).

Segundo a Comparably, isso pode estar relacionado ao fato de pessoas mais velhas terem mais responsabilidades no trabalho e na vida pessoal. Como consequência, elas têm menos tempo para socializar e criar relacionamentos próximos na empresa. Por outro lado, aqueles que ainda estão trabalhando aos 60 anos conquistaram um aumento nas amizades, pois já atingiram o ápice de suas carreiras.

Fonte: Época Negócios